Proposta 3 - Audioguias - Centro de Artes e de Ciências do Mar

Audioguias - Centro de Artes e de Ciências do Mar

Freguesia: Lajes do Pico

O Centro de Artes e de Ciências do Mar, antiga fábrica da Baleia SIBIL, localizada nas Lajes do Pico é um espaço museológico que aborda a industrialização da baleação no concelho das Lajes do Pico, na ilha do Pico. Este é um espaço cultural de referência que visa promover a cultura da Baleia, dando a conhecer aos visitantes não só a componente industrial associada à atividade baleeira, mas também a contextualização daquela que foi uma das principais atividades no concelho – a caça à baleia, realizada por mais de um século nos nossos mares, pelos nossos baleeiros.

Aos museus compete adaptarem-se às mudanças que têm vindo a ocorrer a nível tecnológico na sociedade moderna, devendo tirar partido do desenvolvimento de novos meios técnicos na sua estratégia de comunicação com os seus públicos. É necessário que os museus afirmem a sua existência e promovam a sua oferta através do recurso aos novos meios tecnológicos, de forma a satisfazer um público cada vez mais diverso e com expectativas e necessidades diferentes, desenvolvendo, para tal, múltiplas atividades de carácter pedagógico, cultural e até social.

As novas tecnologias de informação facultam aos visitantes dos museus meios que lhes permitem fazer uma visita esclarecedora e agradável, possibilitando um acesso mais fácil e direto às temáticas apresentadas. Os audioguias são instrumentos a que os museus podem recorrer para divulgar os seus conteúdos culturais, históricos e informativos.

O audioguia é um recurso que proporciona a visita ao museu de forma autónoma, propondo um percurso durante o qual é feita uma visita audioguiada, onde o visitante, através de dispositivos adequados, pode ouvir textos com conteúdos relevantes sobre a caça à baleia, a fábrica enquanto equipamento industrial, o espólio museológico, e as exposições permanentes.

Ao visitar o Centro de Artes e de Ciências do Mar e com a disponibilização de audioguias o visitante passa assim a ter a possibilidade de aceder a informação na sua própria língua e de um modo inovador, acrescentando valor à sua experiência com uma melhor e mais adequada perceção dos valores culturais e patrimoniais associados ao museu.

Estes recursos tecnológicos são, igualmente, importantes na medida em que tornam o museu acessível, não só a públicos norma-visuais, como a pessoas portadoras de deficiência visual, diminuindo as barreiras de acesso à informação que os textos escritos e as infografias representam para esse tipo particular de público. A visita audioguiada constitui um meio auxiliar da visita ao espaço museológico e de comunicação com o visitante, facultando informações relevantes que ajudam a conhecer e a interpretar o espaço e o espólio do museu.

Este é um projeto que necessita apenas de um investimento inicial na aquisição dos audioguias e na produção dos conteúdos em diversos idiomas, sendo preciso apenas recarregar diariamente as baterias.

Anexos:

Audioguias - Centro de Artes e de Ciências do Mar - Anexo 1  Audioguias - Centro de Artes e de Ciências do Mar - Anexo 2 Audioguias - Centro de Artes e de Ciências do Mar - Anexo 3
Anexo 1 Anexo 2 Anexo 3