Proposta 11 - Reequipar as Vias de Escalada

Sem Imagem

Montante Estimado: 15.000,00 €

Freguesia: Calheta de Nesquim

Classificação: 8º Lugar

Votos Recebidos: 39

 

Descrição da Proposta:

Esta proposta enquadra-se nas áreas temáticas de Desporto, Turismo e Juventude.

Em 2007/8 foram equipadas vias de escalada pela Associação Os Montanheiros em vários sectores da ilha do Pico, incluindo na Calheta do Nesquim e nas Lajes do Pico. Em 2008 foi ainda promovido um curso de iniciação à escalada e um encontro de escalada da ilha do Pico.

Atualmente as vias da Calheta do Nesquim e das Lajes do Pico não são recomendadas pois as peças têm de ser substituídas, devido ao desgaste do material.

Este projeto pretende reequipar as vias de escalada na baía da Calheta do Nesquim e nas Lajes do Pico, para que o concelho fique dotado de infraestruturas adequadas para promover o desporto de escalada na natureza. Após a conclusão desse trabalho, serão produzidos materiais para a divulgação destes sectores (ex.º placas e folhetos), em especial para o público turístico.

Pretende-se também promover a utilização destes sectores de escalada através da realização de atividades de escalada para jovens, de um novo curso de iniciação à escalada e também de um curso para empresas de animação turística, para que estas possam ampliar/diversificar a sua oferta de turismo de natureza no concelho.